A emergência é climática.
A solução é política.

Educação Climática

Em atendimento ao previsto pela Convenção das Nações Unidas para as Mudanças Climáticas, defendemos o engajamento da sociedade por meio do Programa de Educação Ambiental Climática nas Escolas, que passa pela conscientização de professores e estudantes da rede municipal, de forma transversal e enquanto disciplina. 

Reflorestamento Solidário

Premiado no Brasil e no exterior, pretendemos duplicar o Programa Mutirão Reflorestamento, que merece ser aprimorado de forma a diminuir o impacto das chuvas, especialmente sobre as comunidades mais populares, evitando a erosão do solo e limitando a expansão das construções sobre as áreas de risco. É preciso estabelecer uma “justiça climática”, combatendo o racismo ambiental e priorizando esta agenda nas áreas mais vulneráveis.

Transição Energética

A transição energética para fontes de energia renováveis pode gerar um novo modelo econômico rentável. Por isso, defendo o investimento na retomada verde, que geraria milhões de empregos. Temos que usar a capacidade instalada e o conhecimento acumulado no setor de óleo e gás para produzir energia limpa. Já temos a ciência e a tecnologia disponíveis, agora falta transformar isso em uma nova economia.   

Adaptação climática e Redução de Desastres

Proponho um Plano Municipal de Adaptação Climática – PMAC, unindo poder público, instituições científicas e sociedade civil, que garanta ao Rio a capacidade de se preparar para lidar com eventos extremos, com base no conceito de cidade resiliente. 

O PMAC deve fomentar projetos arquitetônicos e urbanísticos que transformem o Rio em uma “cidade esponja”. Este conceito é um de cidade sensível à água, que seja capaz de recarregar os aquíferos e lençóis freáticos, deixando o excedente de chuva escorrer para áreas possíveis de serem alagadas.

Defendo para isso o IPTU Verde, uma solução adotada mundialmente, em locais como Berlim e 55 cidades brasileiras, como São Bernardo do Campo. Trata-se de um programa municipal que concede descontos no IPTU para propriedades que adotem práticas sustentáveis, como a  instalação de painéis solares para geração de energia elétrica e uma gestão sustentável das águas. 

 

Transporte limpo

Nosso mandato vai criar também a Lei Incentivo ao Transporte Limpo, que tem como objetivo reduzir as emissões e a poluição ambiental e sonora, e com isso melhorar a qualidade de vida nos grandes centros urbanos. São exemplos de transporte limpo os ônibus e trens elétricos e a bicicleta. Queremos investir em infraestrutura de energia limpa e inteligente, como estações de carregamento fotovoltaicas e a ampliação da malha cicloviária. 

 

Gestão de Resíduos

Hoje, pequena parte dos resíduos passa por tratamento, na cidade do Rio de Janeiro, como  compostagem, reciclagem e incineração. Por isso, além dos centros de triagem, nosso mandato pretende fomentar a criação de um Polo de Reciclagem Popular, com o intuito de incluir social e economicamente os catadores e catadoras, dando dignidade ao trabalho desta categoria, que desempenham um papel fundamental na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Além disso, vou criar o Prove-Rio, programa de reaproveitamento de óleo vegetal da Cidade do Rio, garantindo um selo aos estabelecimentos que destinarem resíduo às cooperativas cadastradas







Transporte Limpo:

Nosso mandato vai criar também a Lei Incentivo ao Transporte Limpo, que tem como objetivo reduzir as emissões e a poluição ambiental e sonora, e com isso melhorar a qualidade de vida nos grandes centros urbanos. São exemplos de transporte limpo os ônibus e trens elétricos e a bicicleta.

Investir em infraestrutura de energia limpa e inteligente, como estações de carregamento fotovoltaicas e a ampliação da malha cicloviária, fazem parte da nossa proposta.

 

Gestão de Resíduos:

Hoje, apenas pequena parte dos resíduos passa por tratamento, na cidade do Rio de Janeiro (compostagem, reciclagem e incineração). Por isso, além dos centros de triagem, nosso mandato pretende fomentar a criação de um Polo de Reciclagem de Reciclagem Popular, com o intuito de incluir social e economicamente os catadores e catadoras, dando dignidade ao trabalho desta categoria, que desempenham um papel fundamental na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

Além disso, vou criar, por força de lei, o Prove-Rio, programa de reaproveitamento de óleo vegetal da Cidade do Rio, garantindo um selo ao estabelecimento que destinarem o resíduo às cooperativas cadastradas.

Crédito: Reuters

Referências sobre o tema

Vamos conversar?

Faça seu cadastro para receber minhas comunicações!